Condições no Trabalho

Normalmente queixo-me muito quando acho que as coisas não estão bem.
Já acham normal quando o faço, e até por vezes devem achar que exagero, mas o exagero é um tema subjectivo, dependente de quem analisa o problema em questão, e da forma como o problema afecta (ou não) o seu bem-estar. Acho que toda a gente se deveria queixar, e por não o fazerem é que muitas vezes as coisas continuam na mesma.

Aparte a introdução, devo dizer que há coisas que deveriam ser básicas no que toca ao ambiente de trabalho. Especialmente numa empresa que se diz “sustentável” e que se dá ao trabalho de distribuir individualmente “códigos de conduta” pelos seus colaboradores. Sim, porque os funcionários agora já não são funcionários, são “colaboradores”. Colaboramos para o enriquecimento de alguns, em detrimento de nós próprios. O que “eles” colaboram para nós é tão desprezável como o resto zero de uma divisão inteira.

Já nem falo dos aumentos inexistentes há muitos anos. Já nem falo dos bónus que sempre só existem para alguns. Já nem falo das facilidades de crédito que também só existem para alguns. (não me venham falar de “crise”, pois essa palavra aqui já é banal há muitos anos, e, mais uma vez, só para alguns).

Falo de condições básicas de trabalho. Falo de estar constantemente doente, sempre que estou aqui. Falo de precisar de andar sempre com roupa de inverno porque, curiosamente, o ar condicionado que fatalmente está mesmo por cima de mim não parece ser regulável. Falo de cadeiras que custaram os olhos na cara (mas a crise é grande) e que me põem ainda pior das costas e da minha cervical.

Hoje estou mal disposta. Acordei com dores, mais uma vez. Estou assim desde 2ª feira (curiosamente). Também estou, mais uma vez, com feridas no nariz, que me doem e que são muito desconfortáveis (fora a questão estética). Vim de blusinha pois o tempo lá fora assim o permite. Esqueci-me de um casaco extra e, por isso, estou condenada a estar aqui a tremer de frio até à hora de saída ou ir gastar dinheiro que não preciso de ir gastar para comprar algo mais quente num centro comercial já de si não muito barato.

Mas o que interessa é o que parece. Por isso, se eu parecer feliz e contente está tudo bem. Se estiver de trombas, que é o que acontece pois não sou de disfarçar o que sinto, sou uma má “colaboradora”.

Uma palavra de apreço para os meus colegas de departamento. No meio disto tudo, pelo menos o ambiente de trabalho é excelente, a minha chefia directa também. Obrigada por isso.

Desculpem o desabafo, mas hoje estou assim.

(I'm sorry, but I don't feel like translating... Please use an online translator, or ask me what I mean. Thanks.)

Comentários

  1. opá! se fosse eu estava cá com uma neura que ninguem me aturava!

    ResponderEliminar
  2. Isto parece geral. Por todo o lado oiço gente que se queixa (e sempre com razão). Eu também tenho as minhas queixas. E acho que na verdade por vezes queixamo-nos apenas para desabafar, mas deveriamos tornar essas queixas oficiais (isto é, fazê-las por escrito a quem de direito) para que ocorram mudanças!

    ResponderEliminar
  3. Entendo perfeitamente como te sentes. Sempre que me queixo, as pessoas reviram os olhos como quem diz "do que é que te estás a queixar, ao menos tens trabalho", como se isso fosse a única coisa importante. A verdade é que a mediocridade é tão grande que para muita gente é só mesmo isso que importa, e nem sequer se dão ao trabalho de tentarem perceber o ponto de vista dos outros. Por isso eu sou das muitas pessoas que já deixou de se queixar. :(
    Ainda bem que no meio disso tudo ainda gozas de bom ambiente. Eu nem isso. Acho até que é a parte pior na minha empresa, o ambiente geral.
    Anima-te e pensa nas férias.
    Beijinhos,
    Sónia

    ResponderEliminar
  4. Ahhh, que horror, escreveste em horário d etrabalho!!
    Já sei porque te castigam ;O)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Passeio à Tardinha

Já está

Dia da Alimentação - Artigo BabySol